sexta-feira, 1 de abril de 2011

CONCEITOS BÁSICOS – ELETRICIDADE (RESUMO)


ESCOLA ESTADUAL SENADOR DINARTE MARIZ – AULAS DE FÍSICA
CONCEITOS BÁSICOS – ELETRICIDADE (RESUMO)

INTRODUÇÃO
A maioria dos materiais é eletricamente neutra, ou seja, não apresenta efeitos elétricos.  Porém teremos a oportunidade de verificar que existem meios de carregar eletricamente um corpo tornando-o eletrizado. No nosso cotidiano convivemos com vários fatos reais que comprovam a existência da eletricidade estática. Em dias secos, por exemplo, nosso corpo pode ficar carregado eletricamente ao caminharmos sobre um tapete. Em dias assim, também é comum nossos cabelos ficarem eletrizados ao nos pentearmos.

CARGA ELÉTRICA
A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que constituem um átomo. Existem dois tipos de cargas elétricas:
Descrição: http://www.fisicafacil.pro.br/pulso.gif •Positiva  (  +  )    característica dos prótons.                             •Negativa (  -  )    característica dos elétrons.
 
“Um próton ou um elétron tem uma carga elétrica igual a 1,6  .  10-19 coulomb”.

 PRINCÍPIO DA ATRAÇÃO E REPULSÃO

“Cargas elétricas de mesmo sinal (tipo) se repelem e cargas elétricas de sinais diferentes se atraem”.
 
 PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DAS CARGAS ELÉTRICAS

“Num sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das cargas positivas e negativas é constante”.
“As cargas elétricas não podem ser criadas nem destruídas”.
 
CORPOS CONDUTORES E ISOLANTES

Condutores - São aqueles que apresentam cargas elétricas móveis em sua estrutura. Quando se eletriza uma região de um condutor, a carga em excesso se espalha por todo o corpo. É o caso dos metais, do corpo humano e do solo. Nos condutores metálicos, os elétrons mais afastados do núcleo estão fracamente ligados ao mesmo e, quando sujeitos a força, mesmo de pequena intensidade, abandonam o átomo e movem-se pelos espaços interatômicos, estes são os elétrons livres responsáveis pela condução de eletricidade nos metais.
Isolantes - são aqueles que não apresentam cargas elétricas móveis em sua estrutura. Nestes materiais os elétrons estão fortemente ligados aos respectivos núcleos.
Exemplos: vidro, mica, ebonite, borracha, plástico, etc.

“O que determina se um corpo se tornará condutor ou isolante será sua resistência elétrica”.
CORPOS ELETRIZADOS
Normalmente, os átomos  que constituem um corpo apresentam mesmo número de prótons e elétrons. Neste caso é considerado eletricamente neutro. Se acrescentarmos ou retirarmos elétrons dos átomos, o corpo ficará eletrizado:
•positivamente (qdo se retiram elétrons)                         • negativamente   (qdo se acrescentam elétrons)
PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO
a) Por atrito: quando duas substâncias de natureza diferente são atritados, uma delas transfere elétrons para outra, ficando uma eletrizada positivamente e a outra eletrizada negativamente.  
b) Por contato: através de contato, um corpo eletrizado poderá transferir cargas em excesso para outro eletricamente neutro, ficando ambos eletrizados.
c) Por indução: a presença de um corpo eletrizado (indutor) próximo a um condutor eletricamente neutro, faz com que ocorra no segundo uma separação de cargas positivas e negativas. Ligando-o a terra, as cargas de mesmo sinal que as do indutor são neutralizadas. Desfazendo-se a ligação, o corpo fica com excesso de cargas de sinal contrário as do indutor.

Um comentário:

  1. POXA PROFESSOR PARABÉNS ÓTIMA EXPLICAÇÃO E GOSTARIA DE PEDIR PERMISSÃO PARA COLOCAR EM MEU BLOG.

    ResponderExcluir