quarta-feira, 15 de setembro de 2010

FERRAMENTAS DE AUTORIA


Projeto Pedagógico Utilizando Ferramentas de Autoria – AUT
ATIVIDADE FINAL
Caixa de ferramentas
Atividade individual
Aluno: Bruno César Severiano da Silva Turma: RN07AUT
Mediadora: Odete Soares de Sá
FERRAMENTAS DE AUTORIA: Qual você colocaria em sua caixa de ferramentas?
“A vida não vingou no planeta através do combate, mas através da parceria, do compartilhamento e do trabalho em rede.”
                Fritjof Capra       
Ferramenta 1:
Rede social (Comunidade no Orkut)
Por que escolheu?
Permite uma interação mais específica entre membros com objetivos e ideias comuns (quando incluído numa “comunidade virtual”, por exemplo, comunidade dos alunos que possuem dificuldade em Língua Portuguesa);

Possibilita vários pontos de vistas sobre determinado assunto, visto que “as comunidades” criadas nestes ambientes contam com uma heterogeneidade imensurável (existem indivíduos de raça, sexo, classe social, países, regiões diferentes...) o que permite uma troca muito grande de experiências e informações. Assim, a construção da informação será mais concisa;

O trabalho postado, a informação mencionada, os comentários citados podem ser vistos por vários indivíduos o que poderá melhorar a autoestima do escritor e que poderá leva-lo a melhorar ainda mais seus escritos;

As informações vinculadas ficarão armazenadas por muito tempo o que permite o usuário comparar sua evolução;

Facilidade de acesso;

Nestes ambientes todos são, ao mesmo tempo, alunos e professores; neste ponto de vista não existe hierarquia, todos participam com suas sugestões, críticas e ideias.
Como utilizou esta ferramenta ou
utilizaria em um contexto educacional:
Ainda não utilizei, mas buscaria, juntamente, com os alunos uma comunidade voltada para uma dificuldade encontrada na sala de aula, por exemplo, a já mencionada acima: “comunidade dos alunos que possuem dificuldade em Língua Portuguesa”. Passaríamos a utiliza-la para expor nossas dificuldade e colher informações que seriam socializadas e debatidas, quando necessário, em sala. Os alunos precisam ter acesso à internet.

Ferramenta 2:
Blog
Por que escolheu?
De fácil manuseio e acesso;

Ajuda mútua para a solução de um acurado problema. Neste tipo de ferramenta a interação poderá ser mais específica, isto é, uso de um blog só para postar as atividades específicas (de determinada disciplina, numa determina turma, de uma determinada escola) e suas respostas conjuntas e comentários.

Maior espaço para os alunos expressarem suas ideias. Alguns alunos por serem tímidos, têm dificuldades de se expressar em sala. Se eles fizerem seus comentários, o professor (que será o administrador do blog) a avaliará e, se estiveram boas, colocará a disposição de todos, caso contrário o orientará para melhorá-la e, em seguida, colocará a disposição do grupo. O aluno se sentirá útil e aumentará sua autoconfiança.

Economia de papel e de tempo, pois as atividades são colocadas no ambiente virtual (e respondidas) e não precisam ser impressas e nem entregues em mãos; o professor corrige via comentários nos blogs. Estas atividades representam apenas 30% da avaliação bimestral.
Como utilizou esta ferramenta ou
utilizaria em um contexto educacional:
Já usei. Comprovadamente aumenta a autoconfiança do aluno e permite criar um ambiente fora da sala de aula. Permite aumentar a quantidade de horas-aula, pois os alunos têm suas atividades postadas num ambiente virtual e elas estarão a disposição 24 horas por dia. Neste tipo de atividade o professor deve se certificar se os alunos possuem acesso diário à internet.

Ferramenta 3:
Ferramentas de texto (word, br.office) e Power point.
Por que escolheu?
Uso conjunto com as ferramentas citadas anteriormente, principalmente com o blog;

Facilita a criatividade dos alunos, pois eles são instigados a trabalhar com ferramentas que não fazem parte do nosso conteúdo curricular, tipo aulas sobre Power point;

Prepara os alunos para o mercado de trabalho, visto que se faz necessário manusear as diversas formas de mídias existentes para se tornar um bom profissional;

Melhora o trabalho conjunto, porque algumas atividades são feitas em conjunto, onde quem domina um pouco mais repassa para os demais;

Melhora a escrita, porque os editores de textos já indicam quando se erra uma palavra ou uma concordância;

Proporciona o trabalho integrado com outras ferramentas de autoria, tipo blog e plataforma virtual.

Seu uso não requer, necessariamente, o uso da internet.
Como utilizou esta ferramenta ou
utilizaria em um contexto educacional:
Bastante utilizada, por ser mais simples. Para quem quer iniciar com as ferramentas de autoria é a mais indicada. Como todas as outras, requer planejamento e persistência, pois os alunos precisam construir o hábito de trabalhar com este tipo de estrutura didática.

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