quinta-feira, 16 de setembro de 2010

DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE OS DIRETÓRIOS E AS MÁQUINAS DE BUSCA


Este trabalho consistiu numa sondagem sobre as vantagens e desvantagens dos diretórios e máquinas de busca na WEB, onde durante algumas horas fiquei usando estes recursos na procura de informações sobre determinados temas.
Alguns conceitos:
            Diretório: É uma lista de sites e páginas da Web, manualmente selecionados, e separados hierarquicamente por categoria.
            Máquinas de busca: É um sistema capaz de rastrear a Web para localizar e catalogar novas páginas.
            Diretórios pesquisados: http://www.gigabusca.com.br/ e http://www.dmoz.org/.
Após algumas horas usando os recursos dos diretórios e das máquinas de buscas obtive algumas considerações que poderemos chamar de vantagens e desvantagens destes dois recursos. Vejamos:
Nos diretórios conseguir encontrar as informações que precisava, apenas demorei pouco mais, pois as informações são organizadas em temas, por exemplo: esportes → futebol → futebol brasileiro → campeonato paulista → classificação do campeonato. Portanto, a busca por conteúdo selecionado é uma das vantagens dos diretórios em relação às máquinas de buscas. Neste caso a desvantagem seria a demora na busca.
Nas máquinas o número de páginas é bem maior. O que se torna uma vantagem. Em contrapartida, nos diretórios as páginas são mais seletivas e contem mais informações relevantes. Assim sendo, a qualidade na seleção das páginas (e muitas vezes, no conteúdo) torna uma vantagem dos diretórios.
Quem procura páginas populares (tipo UOL.com, R7.com, G1.com, etc.) deve procurar nas máquinas de buscas, pois são mais abrangentes.
 Por serem selecionadas manualmente, as páginas dos diretórios são menos atualizadas, o que torna uma desvantagem, visto que esta função nas máquinas de busca é feita por robôs.
Conclusão, quem procurar informações mais generalizadas, as máquinas de busca funcionam melhor, porém quem busca um conteúdo mais preciso, erudito e mais trabalhado, a solução são os diretórios.

Bruno César Severiano da Silva
Aluno do curso de especialização Tecnologias em Educação PUC/Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário