quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Competências e os saberes necessários para que o professor possa atuar com desenvoltura e adequação no sentido de integrar sua prática com a tecnologia e as mídias


Para enriquecer nossa análise sobre a prática do professor seria interessante considerar que vivemos hoje numa “sociedade do conhecimento” onde o aprendizado se recicla rapidamente e que precisamos está sempre informados e atualizados.
Neste contexto o principal veículo de informação são as mídias e a escola necessita se inserir neste contexto e o professor seria o elo entre a sociedade e a escola, pois ele é uma das peças principais nesta engrenagem. Assim podemos considerá-lo o mediador neste processo de descoberta do novo, onde o mesmo deve se prevalecer de uma prática educacional pautada no aluno como sujeito de seu desenvolvimento humano e social.
Ora, uma das competências essenciais para se trabalhar com as mídias é utilizá-las como mecanismo de Incentivar a aprendizagem e o pensamento e não apenas como uma simples ferramenta de transmissão de conhecimento, sem nexo e sem considerá-la como um produto sócio-cultural. O professor deve ter a consciência de que as mídias são produzidas pelo povo e para o povo e que a escola faz parte desta construção cultural.
Outra competência inerente ao profissional da educação é ter consciência que o aluno aprende na interação com os produtos culturais que no nosso caso são as mídias, não apenas o vídeo, a música, a filmagem, mas as enciclopédias virtuais, os museus virtuais, os filmes 3D, o computador/internet.
Neste processo todo é se tornar um eterno aprendiz. É refletir sobre o uso das mídias, pesquisar sobre sua prática, se informar, avaliar e refletir sobre sua atuação em sala de aula e na escola, que contribuição suas intervenções estão trazendo para seus alunos, para sua escola, para nossa sociedade. É tornar a sala de aula um espaço para novas experiências e hipóteses, dúvidas e soluções, observações e relatos, pois temos um potencial tecnológico enorme em nossas escolas, entretanto não estamos conseguindo sistematizar seu uso na sala de aula, no cotidiano do professor.

Enfim, o profissional da educação neste contexto atual deve se sentir um agente de transformação social, onde as mídias são consideradas a mola mestra na produção e distribuição dos conhecimentos e informações. Todavia, ele deve ter consciência de sua função de proporcionar maneiras de o aluno aprender a aprender e ter conhecimentos básicos sobre as mídias. E muita força de vontade, pois quebrar os paradigmas atuais e implementar uma nova visão de se trabalhar a educação não é fácil. 

Bruno César Severiano da Silva
Aluno do curso de especialização Tecnologias em Educação PUC/Rio

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