segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ATIVIDADE 1

ATIVIDADE DE FÍSICA
DATA: 28/02/2011
TURMA: 3.ª ANO DO ENSINO MÉDIO
TEMA: ELETRICIDADE

Os alunos que quiserem postar suas respostas, coloquem em comentários que irei ler e publicar algumas. Mas,quem preferir enviar as respostas para meu e-mail "brunosbn@hotmail.com" irei ler e respondê-las.

Questionamento:
Uma maneira de percebermos a presença da eletricidade em nosso dia-a-dia consiste em fazer um levantamento das atividades que você fez hoje, desde o momento em que saiu da cama. Anote a resposta no caderno. A seguir assinale qual delas dependeu da eletricidade para ser realizada.

Bom estudo a todos!


Bruno César
Professor de Física

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O caminho de pedras até o espaço

Dezembro (de 2010) é a data-limite que a Nasa estipulou para aposentar seus ônibus espaciais, que marcaram época nas viagens para fora da Terra. Você sabe como eles funcionam?

Os jovens de hoje estão tão acostumados a ouvir falar em “ônibus espacial” que nem imaginam que os primeiros astronautas não usaram nenhum “ônibus” para suas viagens ao espaço cósmico. Os primeiros astronautas eram lançados dentro de uma cápsula propelida por um foguete. Depois da realização das tarefas programadas, a cápsula retornava à Terra com os tripulantes dentro. Não havia a reutilização de nenhum dos artefatos originais, seja os de propulsão, seja os de tarefas. Os gastos eram muito grandes, pois um novo lançamento exigia a construção de uma nova cápsula e um novo foguete lançador.
Para tentar baratear o programa espacial, a Nasa, sigla em inglês de Agência Espacial Norte-Americana, elaborou um projeto no qual a cápsula era substituída por uma nave dirigível reutilizável para diversas missões, em que boa parte do sistema de lançamento também podia ser reaproveitada. Assim nasceu a ideia do “ônibus espacial”, o qual podia ser utilizado ao passar por convenientes revisões após cada lançamento. Apesar de bem elaborado e de sua maior eficiência e menor custo, o sistema dos ônibus espaciais não atingiu plenamente os objetivos buscados.
Vamos conhecer as diferentes fases dos programas espaciais já existentes e saber mais as perspectivas dos futuros projetos.
                • Os primeiros “foguetes”;
                Foguetes a jato;
                O ônibus espacial;
                A estratégia soviética;
                Futuro dos programas espaciais.

Veja mais dos itens acima na fonte: http://www.cartacapital.com.br/carta-fundamental/o-caminho-de-pedras-ate-o-espaco.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

OS PLANETAS ANÕES DO SISTEMA SOLAR


O Sistema Solar é constituído por vários planetas anões:
Plutão, Éris e Ceres. (os primeiros a ser classificados como tal).
Makemake (formalmente designado em Julho de 2008, pela União Astronómica Internacional)
Haumea (confirmado como planeta anão a partir de 18 de Setembro de 2008).
PLUTÃO
Até 2006, Plutão foi considerado um planeta principal do Sistema Solar, mas a descoberta recente de vários corpos de tamanho semelhante e, em alguns casos, maiores, no Cinturão de Kuiper, fez com que a União Astronómica Internacional (U.A.I.) decidisse, em 24 de Agosto de 2006, considerá-lo um planeta anão, juntamente com Éris e Ceres, o maior dos asteroides. Plutão é agora visto como o primeiro de uma categoria de objectos trans-neptunianos e foi-lhe atribuído o número 1340340 no catálogo de planetas menores.
A descoberta do seu satélite Caronte, em 1978, permitiu a determinação da massa do sistema Plutão-Caronte, por meio da simples aplicação da fórmula newtoniana da 3.ª lei de Kepler. O diâmetro de Plutão foi finalmente calculado, sendo equivalente a menos de 0,2 do da Lua. As características físicas de Plutão são, em grande parte, desconhecidas, porque ainda não recebeu a visita de uma nave espacial e a distância a que se encontra da Terra dificulta investigações mais detalhadas. Atualmente a sonda da NASA "New Horizons" (a mais veloz até hoje construída pelo homem) dirige-se para Plutão, cuja atmosfera vai investigar em 2015.

Veja mais na fonte: http://www.explicatorium.com/CFQ7-Os-planetas-anoes.php

O SISTEMA SOLAR


O Sistema Solar tem como elemento central uma estrela anã, com cerca de 4.6 bilhões de anos de idade chamada Sol, ao redor da qual orbitam os oito planetas conhecidos, satélites, meteoroides, asteroides e cometas, todos distribuídos numa grande região de quase vinte bilhões de quilômetros.


Da nuvem estelar que deu origem a nossa estrela e demais corpos há mais de cinco bilhões de anos, 99,9% de sua massa formou o Sol e o restante 0,1% formou os demais corpos do Sistema Solar.
O estudo aprofundado do Sistema Solar nos permitiu conhecer muito melhor o nosso Sol e a exploração planetária trouxe uma nova visão desse conjunto.
Nosso planeta Terra ocupa uma situação muito especial por ter permitido a manutenção de formas de vida por períodos muito longos, situação essa que nós não encontramos nos demais planetas. Entender o funcionamento do Sistema Solar significa valorizar a Terra e como nós devemos nos comportar de modo a permitir existência profícua dela. 

Fonte: http://www.apolo11.com/tema_astronomia_sistema_solar.php