quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Só um lembrete do Quintana


"A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, já passaram-se 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado.
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.
Desta forma, eu digo:
 Não deixe de fazer algo que gosta, devido à falta de tempo,
pois a única falta que terá,
será desse tempo que infelizmente não voltará mais."

Mário Quintana

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TRECHO DE MEU TCC


As mídias aproximam o homem do mercado de trabalho, da prática social, do exercício da cidadania, pois é um espaço democrático e uma ferramenta de autoria. Só que muitos não enxergam isto. Posso me colocar como um privilegiado, porque desde meu período de aluno do ensino fundamental que me questiono sobre o porquê da escola ficar sempre a mercê dos conhecimentos científicos? Porque a escola é quase sempre a última instituição a se beneficiar com as Tecnologias da Informação e Comunicação? Porque ela está sempre um passo atrás da evolução tecnológica?

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Competências e os saberes necessários para que o professor possa atuar com desenvoltura e adequação no sentido de integrar sua prática com a tecnologia e as mídias


Para enriquecer nossa análise sobre a prática do professor seria interessante considerar que vivemos hoje numa “sociedade do conhecimento” onde o aprendizado se recicla rapidamente e que precisamos está sempre informados e atualizados.
Neste contexto o principal veículo de informação são as mídias e a escola necessita se inserir neste contexto e o professor seria o elo entre a sociedade e a escola, pois ele é uma das peças principais nesta engrenagem. Assim podemos considerá-lo o mediador neste processo de descoberta do novo, onde o mesmo deve se prevalecer de uma prática educacional pautada no aluno como sujeito de seu desenvolvimento humano e social.
Ora, uma das competências essenciais para se trabalhar com as mídias é utilizá-las como mecanismo de Incentivar a aprendizagem e o pensamento e não apenas como uma simples ferramenta de transmissão de conhecimento, sem nexo e sem considerá-la como um produto sócio-cultural. O professor deve ter a consciência de que as mídias são produzidas pelo povo e para o povo e que a escola faz parte desta construção cultural.
Outra competência inerente ao profissional da educação é ter consciência que o aluno aprende na interação com os produtos culturais que no nosso caso são as mídias, não apenas o vídeo, a música, a filmagem, mas as enciclopédias virtuais, os museus virtuais, os filmes 3D, o computador/internet.
Neste processo todo é se tornar um eterno aprendiz. É refletir sobre o uso das mídias, pesquisar sobre sua prática, se informar, avaliar e refletir sobre sua atuação em sala de aula e na escola, que contribuição suas intervenções estão trazendo para seus alunos, para sua escola, para nossa sociedade. É tornar a sala de aula um espaço para novas experiências e hipóteses, dúvidas e soluções, observações e relatos, pois temos um potencial tecnológico enorme em nossas escolas, entretanto não estamos conseguindo sistematizar seu uso na sala de aula, no cotidiano do professor.

Enfim, o profissional da educação neste contexto atual deve se sentir um agente de transformação social, onde as mídias são consideradas a mola mestra na produção e distribuição dos conhecimentos e informações. Todavia, ele deve ter consciência de sua função de proporcionar maneiras de o aluno aprender a aprender e ter conhecimentos básicos sobre as mídias. E muita força de vontade, pois quebrar os paradigmas atuais e implementar uma nova visão de se trabalhar a educação não é fácil. 

Bruno César Severiano da Silva
Aluno do curso de especialização Tecnologias em Educação PUC/Rio

Como mídia e cultura se relacionam em uma sociedade como a nossa?



Antes mundo era pequeno / Porque Terra era grande
Hoje mundo é muito grande / Porque Terra é pequena
Do tamanho da antena parabolicamará
(Música Parabolicamará, Gilberto Gil).

Cultura e mídia têm conceitos bem parecidos, pois ambos representam manifestações do pensamento humano, isto é, são manifestações sócias transmitidas e/ou modificadas de geração para geração; o que se relaciona também ao conceito de educação – de forma intencional ou não.
Observa-se que na sociedade atual a mídia é o principal meio da propagação cultural. Os meios de comunicação em massa socialização/globalizam as informações; cada vez mais a internet, o rádio, a televisão, os sistemas via satélites em geral tornam o mundo menor. As informações circulam com mais rapidez e maior facilidade. Deste modo os povos tem mais contato com a cultura de outros, as incorporando e/ou as repudiando, de acordo com o pensamento vigente em sua sociedade.
Vale ressaltar que a cultura é importante para a sobrevivência de um povo e que na sociedade atual a mídia poderá estar contribuindo ou não para esta sobrevivência. Vejamos como isto acontece: um povo que entra em contato com outras culturas poderá adequar os novos conceitos recebidos a sua cultura ou poderá substituí-los, isto é, incorpora os conceitos estranhos e esquece-se dos seus.
Em resumo, poderia afirmar que cultura, mídia e sociedade estão entrelaçados e indissociáveis, sendo a mídia o mais influente de propagação cultural no seio das sociedades contemporâneas.
Bruno César Severiano da Silva
Aluno do curso de especialização Tecnologias em Educação PUC/Rio.

DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE OS DIRETÓRIOS E AS MÁQUINAS DE BUSCA


Este trabalho consistiu numa sondagem sobre as vantagens e desvantagens dos diretórios e máquinas de busca na WEB, onde durante algumas horas fiquei usando estes recursos na procura de informações sobre determinados temas.
Alguns conceitos:
            Diretório: É uma lista de sites e páginas da Web, manualmente selecionados, e separados hierarquicamente por categoria.
            Máquinas de busca: É um sistema capaz de rastrear a Web para localizar e catalogar novas páginas.
            Diretórios pesquisados: http://www.gigabusca.com.br/ e http://www.dmoz.org/.
Após algumas horas usando os recursos dos diretórios e das máquinas de buscas obtive algumas considerações que poderemos chamar de vantagens e desvantagens destes dois recursos. Vejamos:
Nos diretórios conseguir encontrar as informações que precisava, apenas demorei pouco mais, pois as informações são organizadas em temas, por exemplo: esportes → futebol → futebol brasileiro → campeonato paulista → classificação do campeonato. Portanto, a busca por conteúdo selecionado é uma das vantagens dos diretórios em relação às máquinas de buscas. Neste caso a desvantagem seria a demora na busca.
Nas máquinas o número de páginas é bem maior. O que se torna uma vantagem. Em contrapartida, nos diretórios as páginas são mais seletivas e contem mais informações relevantes. Assim sendo, a qualidade na seleção das páginas (e muitas vezes, no conteúdo) torna uma vantagem dos diretórios.
Quem procura páginas populares (tipo UOL.com, R7.com, G1.com, etc.) deve procurar nas máquinas de buscas, pois são mais abrangentes.
 Por serem selecionadas manualmente, as páginas dos diretórios são menos atualizadas, o que torna uma desvantagem, visto que esta função nas máquinas de busca é feita por robôs.
Conclusão, quem procurar informações mais generalizadas, as máquinas de busca funcionam melhor, porém quem busca um conteúdo mais preciso, erudito e mais trabalhado, a solução são os diretórios.

Bruno César Severiano da Silva
Aluno do curso de especialização Tecnologias em Educação PUC/Rio.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Internet é lugar de autoria ou plágio?


“Nada se cria, tudo se transforma” já dizia o físico Lavosier. É com base nesta frase que inicio minhas considerações a respeito do plágio na internet. Primeiramente, devemos diferenciar o plágio da reformulação de um conhecimento, uma informação um texto, uma frase. Plagiar seria se apossar de uma fala, de um texto que não é seu e repassá-lo sem mencionar o autor original, isto, em resumo, seria um plágio. Já a reformulação seria através do texto lido ou da informação recebida; refazê-la, mesmo utilizando as mesmas idéias (o que dificilmente ocorre, pois ao refazê-lo adiciona-se os conhecimentos intrínsecos do autor, sua vivência, seu conhecimento de mundo, suas próprias idéias). Esta reformulação podemos considerar uma autoria.
            Outra informação relevante é que a informação é mutável e vem sofrendo modificações diariamente. Portanto, o que nos discutimos hoje foi fruto de várias décadas de debates e reformulações. Não está sendo criado, apenas transformado. Muitos temas debatidos hoje sugiram há muito tempo atrás, só que aparecem, depois desaparecem e assim por diante e quem faz essa articulação de considerar um tema importante ou não é a sociedade é a história.
A internet é um tema bastante discutido na atualidade, na qual tem seus benefícios, mas também tem seus pontos fracos. Entretanto, se colocarmos na balança, os pontos positivos superam os negativos. É bom salientar que retomar um tema esquecido e que hoje a sociedade o considera importante seria transformá-lo e não plagiá-lo. Seria retomá-lo com novas idéias.
            A internet é lugar de plágio e de autoria. Todavia, sou franco em afirmar que o plágio se sobressai na net; é bem mais comum do que se imagina. Se pelo menos, ao plagiar o leitor conseguisse ler e interpretar o que foi lido seria menos mal. Mas o que ocorre, principalmente no seio dos trabalhos escolares, é a cópia completa de atividades de pesquisas onde os alunos não tem nem a preocupação de ler o texto ou a informação plagiada, simplesmente a copiam.
            É muito comum nos depararmos com blogs e sites que utilizam informações de ambientes maiores, isto é, de sites e/ou blog mais conceituados, como por exemplo, o r7 e g1, e nem ao menos indicam a origem dos textos e informações. Mas, também existem muitos blogs e sites que oferecem condições dos próprios leitores expressarem suas idéias e opiniões, oportunizando a prática da autoria de vários artigos, trabalhos e atividades diversas. Assim, a net oferece uma gama de opções, cabe-nos escolher qual utilizar.